Na Feira de Frankfurt, crescimento do mercado de audiolivros é destaque

Entre 11 e 15 de outubro, a Alemanha sediou mais uma edição da Feira do Livro de Frankfurt, considerado o maior evento do mercado editorial no mundo. Este ano, segundo a imprensa, o destaque das discussões da feira ficou por conta dos audiolivros, que foi considerada a grande aposta de editores e livreiros digitais para o período 2017/2018.

Só na Alemanha, a venda de livros em áudio superou os 14 milhões de unidades no último ano. O último lançamento de Dan Brown, Origem, vendeu, apenas na semana de estreia, mais de 14 mil cópias em audiolivro, contabilizando unicamente as vendas nos países do Reino Unido. No CEO Talk, uma programação tradicional da feira em que representantes das grandes empresas do setor são entrevistados por jornalistas do mundo todo, o crescimento do áudio também foi comentado. Carolyn Reidy, CEO do grupo editorial Simon & Schuster, declarou que vivemos um “booming do áudio”, enquanto Guillaume Dervieux, dirigente da gigante francesa Albin Michel, reconheceu que o fenômeno também é notado na França e que atualmente os contratos de direitos fechados pela editora já preveem os lançamentos também nesse formato. Ele acredita que o mercado de streaming (transmissão de conteúdo on-line) de audiolivros tende a crescer.

O Ubook também estava presente no tradicional evento. Nosso Gerente de Direitos e Aquisições, Anderson Santos, em sua quinta participação na feira, não perdeu a oportunidade de se reunir com alguns gigantes do mercado editorial, fechando a vinda de mais conteúdo de qualidade para nossos assinantes. Para ele, a relevância do tema audiolivros nesta edição não surpreende. “Estamos acompanhando o mercado internacional e este crescimento constante. No Brasil a receptividade tem sido ótima e a demanda também é crescente.” Entre as novidades que Anderson trouxe para o acervo do Ubook está o audiolivro Battlefield Earth, de Ron Hubbard, ganhador do Prêmio Earphones Award (Audiofile Magazine) e do Audie Winner 2017 da Audio Publishers Association (APA – Associação que reúne os principais representantes da indústria de audiolivros nos EUA). Battlefield Earth em áudio cria uma verdadeira experiência de imersão através de mais de 150 mil efeitos sonoros e mais de 3 horas de música original composta especialmente para a obra, além da participação de 67 atores vivendo 198 personagens, capitaneados pelo ganhador do Grammy, produtor e narrador Stefan Rudnicki.  Em breve este e muitos outros audiolivros fantásticos estarão disponíveis para os assinantes do Ubook.

Uma curiosidade: em Frankfurt foi criada a prensa com tipos (letras) móveis, que permitiu produzir livros em série, por Johannes Gutenberg, por volta de 1439. Anteriormente, os livros eram feitos à mão, em um processo demorado e caro. Pouco após a invenção do artefato de Gutenberg, livreiros da cidade alemã realizaram um primeiro encontro, embrião do que viria a se tornar a hoje famosa Feira de Frankfurt.

E mostrando que ela não para no tempo, a feira continua sendo palco de debates sobre as principais tendências do mercado editorial mundial.

FEIRA DO LIVRO DE FRANKFURT 2017 EM NÚMEROS:

– PARTICIPAÇÃO DE 7,3 MIL EDITORAS DE 106 PAÍSES

– PÚBLICO DE 280 MIL PESSOAS

– 600 ESCRITORES CONVIDADOS

– 10 MIL JORNALISTAS E BLOGUEIROS CREDENCIADOS

– 32 EDITORAS BRASILEIRAS REPRESENTADAS

Com informações de O Estado de São Paulo, Jornal do Commercio e Publishnews.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s