Livros de Youtubers

Por Danilo Máximo

Na atualidade, grande parte da população tem o conhecimento de quanto os Youtubers são influenciadores no cotidiano das crianças e jovens; Ditando tendências, mudando comportamento e deixando-as vidradas na frente dos aparelhos digitais a cada lançamento de vídeo nos mais variados canais no YouTube. Com isso veio uma grande crítica a esse novo fenômeno social onde é dito que as crianças atualmente não brincam e só ficam em frente ao computador.

Na contramão desse cenário, os detentores dos canais idealizaram lançamentos de livros, que na maioria das vezes são autobiográficos. A crítica então foi mais pesada a essa nova empreitada, houve burburinhos de todos os lados sobre não ser cultura, pois as publicações são de conteúdo questionável.

Chegando então a Bienal de 2017, realizada no Rio de janeiro, entre os dez livros mais vendidos oito eram desses criadores de conteúdo, com tiragens altamente significativas. Isso mostrou que as crianças e os pré-adolescentes que são espectadores assíduos dos vídeos estão consumindo leitura também, e nisso não há nada de errado.

Vendo numa escala de tempo de passado recente, é perceptível o quanto não era habitual das crianças o consumo massivo de livros, e os Youtubers chegaram mudando essa realidade, os críticos aceitando ou não.

Essa forma de entretenimento contribui muito para a formação intelectual dos pequenos. Fica evidente o alto ganho de conhecimento, desde palavras novas a descobertas de situações e lugares que talvez não tenham ouvido falar antes.

Só se constrói uma nova sociedade com educação e a leitura ajuda muito nesse processo. E para você, caro crítico contemporâneo de internet, entenda: Cultura não é só aquilo que você consome.

Confira no Ubook os audiolivros ”A batalha das torres” do canal AuthenticGames, ”Vivendo um sonho nos Estados Unidos” do canal NAGLE, dentre outros.

______________________________

Danilo é acadêmico em jornalismo pela UNESA – RJ, colunista da revista Spicyfire, possui um canal de entrevistas no YouTube e acredita que só o conhecimento liberta.

Nenhum pensamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s