No aniversário de Clarice Lispector, conheça as obras da autora!

No dia de hoje, Clarice Lispector completaria 98 anos. Conheça sua obra no Ubook!

Resultado de imagem para clarice lispector

No dia 10 de dezembro de 1920, nascia Clarice Lispector, uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX – e, da mesma forma, na véspera de seus 57 anos, em 9 de dezembro de 1977, a autora faleceria. É neste ínterim, entre o aniversário de nascimento e de falecimento, que o Ubook relembra a vida e a obra da contista.

Clarice nasceu na Ucrânia sob o nome de Chaya Pinkhasovna Lispector, e chegou ao Brasil com 2 anos de idade, fugindo da guerra civil russa e da perseguição aos judeus na Europa. Porém, a escritora nunca se considerou ucraniana: “Naquela terra eu literalmente nunca pisei: fui carregada de colo”, dizia, declarando-se brasileira e pernambucana, uma vez que foi em Maceió que sua família fez morada.

Resultado de imagem para clarice lispector

Após perder pai e mãe durante a adolescência, já morando no Rio de Janeiro, Clarice se formou em Direito pela UFRJ, mas sua paixão sempre foi a literatura, onde se inseriu primeiro como tradutora antes de se tornar jornalista e, enfim, ensaísta, contista e romancista. Hoje, é considerada uma das principais autoras do modernismo brasileiro e do século XX como um todo, com suas narrativas de cenas simples do cotidiano que evocavam longos monólogos internos, crises pessoais e tramas psicológicas.

Conheça alguns dos principais livros de Clarice Lispector.

 

1. Laços de Família

Resultado de imagem para clarice lispector laços de família

Um dos mais famosos livros da autora, “Laços de Família” é uma coletânea de 13 contos publicada em 1960 e ganhadora do Prêmio Jabuti de Literatura na categoria de contos, crônicas e novelas. Todos os contos são atravessados pelo que há de melhor nas histórias de Clarice: as epifanias existenciais em situações do cotidiano, como um simples jantar de família (“O Jantar”, publicado originalmente em 1943) ou uma festa de aniversário, como no famoso “Feliz Aniversário”. “Laços de Família” está disponível para ouvir no Ubook.

 

2. A Paixão Segundo G.H.

Resultado de imagem para clarice lispector a paixão segundo g.h

“Paixão” começa como muitas outras narrativas de Clarice: de um caso simples do dia a dia. G.H., uma escultora, demite sua empregada e, ao tentar arrumar seu próprio quarto, esmaga uma barata. A partir deste acontecimento, a própria G.H. nos narra a perda de sua individualidade. Definido com um longo monólogo em primeira pessoa, “A Paixão Segundo G.H.” também está disponível no Ubook.

 

 

 

3. Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres

241004

Em “Aprendizagem”, Clarice nos guia através do romance entre Loreley, uma professora primária, e Ulisses, um professor de filosofia. O primeiro desafio de Lóri, na verdade, é a descoberta do amor, em busca de si própria e do prazer. Ganhador do prêmio Golfinho de Ouro do Museu da Imagem e do Som, ouça “Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres” no Ubook clicando aqui.

 

 

4. A Via Crucis do Corpo

Resultado de imagem para clarice lispector a via crucis do corpo

“A Via Crucis do Corpo” é também uma coletânea de contos, definida pela própria autora como sendo sobre “uma fresta no cárcere social que mantém a mulher supostamente distante de seus desejos, fardos e fantasias”. Escrita por encomenda, com a proposta de ser erótica, o livro escandalizou parte da crítica da época, também recorrendo a temas como a solidão e a velhice. Narrado por Antonio Fagundes, “A Via Crucis do Corpo” também está disponível para ouvir no Ubook.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s