Ler ou ouvir? O que o seu cérebro aproveita mais?

“Ah, mas escutar livros não é igual a ler….” – meça suas palavras, pois a ciência cada vez descobre mais coisas incríveis sobre o que acontece com o nosso cérebro quando escutamos histórias.

22_10 Ler ou Ouvir Materia Blog

A última novidade surgiu da Universidade da Califórnia, que resolveu escanear o cérebro de nove voluntários enquanto eles leram ou escutaram as mesmas histórias. As histórias escolhidas foram selecionadas entre as exibidas no programa de rádio The Moth Radio Hour, programa de narração de histórias exibido por quinhentas estações de rádio ao redor do mundo.

Os voluntários escutavam as histórias, e depois as liam, enquanto suas respostas cerebrais eram medidas. E o resultado foi que “as representações semânticas evocadas pela escuta versus leitura são quase idênticas”, ou seja, o cérebro reagiu de forma semelhante, criando imagens mentais parecidas enquanto se lia ou se ouvia.

Cerebro

As mesmas áreas cognitivas e emocionais do cérebro foram estimuladas, como se pode ver na imagem, oferecendo mais informações sobre compreensão e um ponto de partida para estudos futuros para entender melhor o complexo processo de “representação do significado das palavras”.

A pesquisa foi publicada na prestigiada publicação científica Journal of Neuroscience no último setembro e o relatório diz que “esses resultados sugerem que a representação da semântica da linguagem é independente da modalidade sensorial pela qual as informações semânticas são recebidas”, ou seja: pode ouvir seus audiolivros sem susto, sem achar que está usando atalhos ou perdendo algo importante da compreensão da história.

Curtiu saber mais sobre como o cérebro adquire conhecimento? Se gosta de saber como a sua mente funciona, mas está num clima mais romântico pode também gostar de ouvir o audiobook “A Neurociência do Amor”, disponível em nossa plataforma. E você sabia que temos em ebook a revista Mente e Cérebro – que traz mensalmente várias matérias que falam sobre esse conjunto fantástico que nos faz sentir e pensar?

Marta Ramalhete

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s